quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Natal na “Baixa” cada vez mais chinês

Dada a quantidade de lojas chinesas existentes na “Baixa” de Coimbra e que, possivelmente, são tantas quanto as do comércio tradicional, não admira que as actividades natalícias do centro histórico sejam, praticamente, dedicadas a esta comunidade oriental. 
Prova disso é uma fotografia, da autoria da Agência para a Promoção da 'Baixa' (APBC), na qual as crianças que posam com o Pai Natal estão todas de olhos em bico. O enquadramento da foto também revela que a mesma foi tirada junto a um novo estabelecimento de proprietários orientais, no largo do Poço.
Em Coimbra, das lojas chinesas “tradicionais”, que vieram substituir as antigas “dos 300”, os orientais têm vindo a alargar os seus negócios e possuem já frutarias e cafés.
O mais curioso é que os chineses não têm, por hábito, comemorar o nascimento de Jesus Cristo, dando mais importância ao ano novo.
A fotografia comprova, por isso, a (boa) integração desta comunidade nas tradições católicas e atesta a importância adquirida pela “Chinatown” no seio da “Baixa” conimbricense.

Sem comentários:

Enviar um comentário