sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Para Parar Prioritariamente (PPP's)

Uma auditoria do Tribunal de Contas, divulgada esta semana, feita a 16 das 27 concessões a agentes privados para distribuição de água, é elucidativa sobre o facto de determinadas PPP's estarem vocacionadas Para Parar Prioritariamente.

(Des)acordo ortográfico

O líder parlamentar do PSD reiterou, ontem (27), estar “firmemente empenhado” para que a aplicação do dito acordo ortográfico (de 1990) possa prosseguir “com naturalidade”, como se tamanha aberração fosse do domínio das coisas aceitáveis.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PE = pretensão escassa!

O Parlamento Europeu (PE) quer que, dentro de ano e meio, os automóveis saiam de fábrica com um sistema automático de alerta em caso de acidente. De boas intenções está o Inferno cheio, mesmo se se trata de legislar em Bruxelas...

Não volte, Salazar!

Há mais de 80 anos, António Oliveira Salazar defendeu ser necessário “regular a máquina do Estado, com tal precisão, que os ministros estejam impossibilitados (…) de fazer favores aos seus conhecidos e amigos”.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Santos do pé da porta...

Diz o povo, com a sua imensa sabedoria, que as coisas aparecem de onde, por vezes, menos se esperam. É o que acaba de acontecer a Henrique Fernandes, ex-líder concelhio do PS/Coimbra e outrora governador civil.

Me engana, que eu gosto...

O apuramento da selecção nacional de futebol para o Mundial no Brasil e a forma como este evento mediático contribuiu para distrair toda a gente da situação de dificuldade económica em que Portugal se encontra serviram de inspiração ao cartunista Rodrigo de Matos.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Doutora, precisa de ajuda…


Há um Município português com uma vereadora cuja postura recomenda que ela arrepie caminho, sob pena de correr o risco de a vir a ficar conhecida como “drª. da mula ruça”, apesar de as habilitações académicas lhe conferirem o grau de doutora (por extenso).

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Líder para lamentar

Os portugueses aturam muito. Suportam, até, mais do que a conta. Em nome da sanidade mental daqueles que, todos os dias, contam cêntimos e eles nunca chegam para coisa nenhuma, pede-se aos políticos que tenham pena de nós e, pelo menos, nos poupem à verborreia.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

“Governo” na sombra

O Laboratório de Ideias e Propostas para Portugal (LIPP), criado pelo PS, reúne-se, sexta-feira (21), em Coimbra, e os seus membros assemelham-se a “Governo” na sombra.

Viva a (boa) chanfana!

As divergências sobre qual a melhor chanfana ou de quem é a capital nacional ou universal desta iguaria parecem estar a dissipar-se quando o objectivo é, por estes dias, a promoção do território, fazendo a apologia de um produto local que integra a identidade e a cultura das gentes de vários concelhos da região Centro.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Memória de Neco Pedreira

Figura criada por Alfredo Dias Gomes para a telenovela “O bem-amado”, Neco Pedreira era um prolixo repórter, que fazia gala em mandar a deontologia às urtigas alegando que o compromisso dos jornalistas é com a notícia. Posto isto, concluía pouco importar se as notícias são falsas ou verdadeiras.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Portugal sem critério


Jorge Gabriel, funcionário da RTP, anda nas bocas do mundo por se dizer que ele aludiu à morte de um ser cujo nome é mais conhecido em linguagem vernácula.

Justiça: Depressa e bem

A Polícia Judiciária está a averiguar suspeitas feitas recair sobre um gestor público, que tem uma prima magistrada, colocada num Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP).

Necessidades... modernas

A tecnologia tem destas coisas e ir à casa de banho fazer as necessidades, para além de ser um alívio... passa a ser um prazer.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vocação par(a)lamentar

O Parlamento decide, sexta-feira (14), se 85 quadros idos para Inglaterra, da autoria do pintor Joan Miró, regressam a Lisboa para ficar em poder do Estado. A eventual medida consta de um projecto de resolução, a votar pela Assembleia da República.

Contra os canhões!...


A crise que se vive em Portugal tem aspectos bem visíveis. Ou, então, alguém tomou à letra o hino nacional: “contra os canhões marchar, marchar!”.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

À Beira... de um ataque de nervos!

Não é aceitável que, sem razão aparente, um condutor tenha de suportar, diariamente, um martírio de meia hora para percorrer um trajecto de meros quatro quilómetros. Não é aceitável que tenha sido retirado às populações um centenário ramal ferroviário, obrigando-as a usar carro próprio numa estrada que está saturada. Não é aceitável que se condicione a circulação no principal eixo rodoviário que une vários concelhos à capital de distrito, deixando milhares de pessoas sem alternativa, a não ser um calvário de pára e arranca em filas intermináveis. Por último, não é aceitável que tenhamos de suportar tudo isto impávidos e serenos.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ave exemplar

Obtida, ontem (domingo), por Isa Cortez, no Parque Verde do Mondego, a imagem dá-nos uma ideia do “Basófias” dos bons velhos tempos, em que algumas zonas de Coimbra eram frequentemente inundadas.

Bem-aventurado Costa...

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos – que apresentou, em 2012, um livro da autoria de António Costa – escreveu, na mais recente edição da revista Visão, que o Partido Socialista carece de “um líder à altura”.

Seguramente, uma pobre ideia

A mais recente tirada do líder do PS consiste na defesa da “criação de um tribunal com competência especializada para apreciar conflitos emergentes das relações contratuais em que esteja envolvido investimento estrangeiro”.

Me engana...

O gabinete do primeiro-ministro acaba de contratar uma empresa, por 25 000 euros, para proceder ao atendimento telefónico na residência oficial de Pedro Passos Coelho.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pelo Seguro, ficaram em casa


Potencial futuro líder do PS, António Costa esteve em Coimbra, ontem (06), mas foi escasso o número de camaradas que rumaram à Quintas das Lágrimas para o ouvir.

Horta de milagres graças ao “special one” da banca

[Caricatura publicada no London Evening Standard]

A crise que esmagou os portugueses realçou a capacidade, aparentemente genética, que todos temos para enfrentar as partidas que o destino nos prega. Mais. Perante a opinião internacional, arriscamos-nos a ficar conhecidos como verdadeiros fazedores de milagres. Se isso é bom ou mau, o futuro o há-de dizer. 

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

APRe!, disse ele

O deputado do CDS/PP José Ribeiro e Castro e a presidente da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) protagonizaram, há dias, em Coimbra, uma troca de impressões, independentemente da costela socialista de Maria do Rosário Gama e da ideologia do parlamentar de Centro-Direita.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Lacãonico é que não é

Jorge Lacão (PS), deputado à Assembleia da República, uma das eminências pardas em que é fértil a política à portuguesa, falou, ontem (04), durante 59 minutos, na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Alvíssaras a quem nos disser quem é o petiz com a camisola da Briosa!

De pequenino... se torce pela Briosa! E, neste caso, o petiz que enverga, orgulhoso, o equipamento da Académica, é mesmo de tenra idade. Quem será, perguntamos nós?

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Phonix!


Obtida, hoje, numa cidade portuguesa, a imagem sugere que a via postal terá aderido ao regime «self-service», porventura ao abrigo da privatização dos CTT.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Complicadex…


António José Seguro deu um remoque, anteontem, a governos incumpridores de promessas eleitorais, sem deixar de visar os do seu camarada José Sócrates.