quarta-feira, 9 de abril de 2014

Quem fala assim... tem prémio!

Alexandra Lucas Coelho, escritora e jornalista, recebeu, no dia 07 de Abril, o Prémio APE com o seu primeiro romance “E a noite roda”. Surpreendente, por dizer o que pensava.

“Este prémio é tradicionalmente entregue pelo Presidente da República, cargo agora ocupado por um político, Cavaco Silva, que há 30 anos representa tudo o que associo mais ao salazarismo do que ao 25 de Abril, a começar por essa vil tristeza dos obedientes que dentro de si recalcam um império perdido.
E fogem ao cara-cara, mantêm-se pela calada. Nada estranho, pois, que este presidente se faça representar na entrega de um prémio literário. Este mundo não é do seu reino. Estamos no mesmo país, mas o meu país não é o seu país. No país que tenho na cabeça não se anda com a cabeça entre as orelhas, e 'cá vamos indo, se deus quiser'”.

(Citação de Mauro Burlamaqui Sampaio, também autor da foto)

O anúncio da cerimónia rezava assim:

“A Associação Portuguesa de Escritores comunica que a cerimónia pública da entrega do Grande Prémio de Romance e Novela APE/ Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas - 2012, à autora galardoada, Alexandra Lucas Coelho, pelo seu livro “E a Noite Roda”, terá lugar no próximo dia 07 de Abril, às 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian (sala 2).
Ana Marques Gastão, Clara Rocha, Isabel Cristina Rodrigues, Luís Mourão e Manuel Gusmão, foram os elementos do júri que deliberaram, por unanimidade, a atribuição deste galardão, no valor de 15 000 Euros.
A cerimónia conta com a intervenção da Presidência da República e nela estarão representadas entidades oficias, escritores e outras personalidades relevantes da nossa vida institucional e cultural”.

Sem comentários:

Enviar um comentário