quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Consegue adivinhar quem é o 12.º jogador da Briosa?

A poucos dias do jogo de futebol entre o Sporting e a Académica – SDUQ, um leitor teve a amabilidade de nos enviar uma fotografia que evoca tempos áureos da Briosa. Contudo, na missiva, uma pergunta intrigante: “Quem é o 12.º jogador”?

Contamos as caras, uma dúzia. Contamos as pernas, dividimos por dois e... estão lá 12, sendo que um deles é um petiz.

Apenas com 10 anos idade, incapaz de esconder a felicidade de estar ali, em campo, ao lado dos jogadores que tanto admirava, eis Nuno Castanheira Neves (o primeiro à esquerda), filho do reputado advogado conimbricense Alfredo Castanheira Neves.

Não é de estranhar tal afeição pelo clube de Coimbra, porquanto o petiz foi inscrito como sócio da Briosa antes mesmo de ser registado como cidadão português. Ele, sim, pode dizer, com total propriedade, “sou da Académica desde pequenino”.

Gestor de profissão, Nuno é um adepto ferrenho. Em pequeno, não chegou a jogador da bola, mas ficou para a posteridade imortalizado nesta fotografia.

A imagem foi captada, há 29 anos, a 20 de Janeiro de 1985, antes de um encontro entre Sporting e Académica/OAF.

Por breves instantes, antes de o jogo começar, Nuno Castanheira Neves alinhou ao lado de Marrafa, Tomás, Germano, Francisco Silva, Kikas, Porfírio, Artur Semedo, Rolão Preto, Ribeiro, Pedro Xavier e Flávio, treinados por Vítor Manuel, que levou o jovem, pela mão, até ao relvado, ao lado dos seus ídolos.

Naquela ocasião, a Académica até marcou primeiro, mas chegou a estar a perder por 4-2. Num jogo impróprio para cardíacos, Reinaldo entrou pouco antes do intervalo e foi ele que, com dois golos, empatou a partida. Bons tempos. Grande jogo! 

Oxalá, domingo, o 12.º jogador inspire os pupilos de Sérgio Conceição quando se deslocarem ao reduto do «leão»!

Sem comentários:

Enviar um comentário